HOME / Matéria / Resumo da História da Bocha de Araraquara

Resumo da História da Bocha de Araraquara

13/09/2015
Araraquara / SP
Wilson Silveira Luiz
Foto: Wilson Silveira Luiz/arquivo

Antigamente, a bocha em Araraquara era praticada no Clube 22 de Agosto, na Avenida Portugal ente as ruas 3 e 4. Na sede da AVA (Associação dos Viajantes de Araraquara), na Rua Gonçalves Dias, entre as avenidas José Bonifácio e Barroso. A sigla era só AVA (hoje é AVAR)

Tinha o Ponto Chic na Avenida São Paulo, Vila Xavier – hoje denominada Av. Santo Antônio. Só que antigamente o Ponto Chic, do Antônio e Vicentina, ficava na calçada em frente ao atual Ponto Chic.

Tinha a bocha do Bar do Laitano, na Rua Nove de Julho entre as avenidas 30 e 32.

E em vários pontos da cidade, existiam canchas de bocha

São inúmeros os craques da bocha de todos os tempos. Seria impossível relatar todos aqui.

Alguns destaques – Jose Zavagli o popular Zé Palito, integrante da equipe da Ferroviária campeã estadual em 1954.

E em tempos mais modernos, desde a fundação da LIBA (Liga Bochófila de Araraquara) por Ildeu Wolfarth e Wilson Silveira Luiz, dia 1º de maio de 1992.

A fundação da LIBA deu-se com base no grande torneio anual realizado pela SAC (Sociedade Amigos do Carmo), anualmente no Dia do Trabalhador.

O 1º Campeonato oficial foi feminino, em 1992, o denominado Troféu Santa Paula.

A bocha feminina de Araraquara foi pioneira com a realização da Copa da Loba. A Federação Paulista autorizou a LIBA a realizar um certame de experiência. Com o sucesso da Copa da Loba, a Federação instituiu o campeonato estadual interclubes femininos. Araraquara conseguiu 4 títulos, 2 pelo Melusa e 2 pelo Clube Náutico Araraquara.

Nos certames estaduais interclubes masculinos, Araraquara foi campeã em 1996 por intermédio do Grêmio Recreativo 27 de Outubro.

E entre seleções, Araraquara foi tricampeã estadual nos anos 2000, 2001 e 2002. Em Jogos Abertos, a melhor colocação foi 3º lugar em 1999. Em Jogos Regionais, Araraquara foi campeã em 1992, 1994 e em vários outros anos, sendo a última conquista, em 2014.

Nos antigos certames estaduais de duplas da Secretaria de Esporte e Juventude, Araraquara teve privilégio de ter três duplas campeãs- Miguel/Élvio, Adalberto/Neno e Estevarengo/Juraci.

A 1ª Copa Araraquara Interclubes Masculinos ocorreu em 1993.O maior ganhador é o Melusa Clube em 9 vezes (foto ao lado). Outros campeões: Clube 22 de gosto, Clube Náutico Araraquara, SAC (Sociedade Amigos do Carmo), Banespa, FEM (Fundação Esportiva de Matão), CME/Boa Esperança do Sul e ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar / Regional de Araraquara).

Em 1993 foi realizado em Araraquara o 1º Curso de Arbitragem Bochófila do interior com aulas teóricas no Clube Araraquarense e aulas práticas no Melusa.

Também em 1993, realizou-se no Cube Náutico Araraquara o único Congresso de Ligas de Bocha, de todos os tempos.

E ainda no Náutico foi realizado o Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira

A Seleção Paulista foi campeã contando com os atletas de Araraquara: Bolão, Adalberto e Gustavo. Adalberto é tricampeão brasileiro, Gustavo bicampeão e Neno e Bolão campeão.

Em 2000 realizou-se na UNIARA o único curso de arbitragem de bocha numa Universidade brasileira.

O dia da bocha é comemorado em Araraquara no dia 16 de outubro segundo Projeto de Lei apresentado em 2004 pelo então vereador Edno Pacheco e que virou Lei promulgada pelo prefeito Edinho Sila.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.