HOME / Notícia / Alunos da FEI testam protótipo elétrico no Kartódromo de Araraquara

Alunos da FEI testam protótipo elétrico no Kartódromo de Araraquara

05/05/2016
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Divulgação

Eles representarão o País na Fórmula SAE Lincoln, nos EUA.

O Kartódromo “Adalberto Cattani”, no Pinheirinho, foi o local de teste do protótipo elétrico RB3 desenvolvido pelos alunos do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, que venceram a Fórmula SAE-Brasil em outubro do ano passado, no Autódromo de Piracicaba.

De acordo com o araraquarense Breno Borges – piloto da Fórmula FEI Elétrica, juntamente com João Bruno Palermo e Lucas Resende Ferreira – a equipe está testando o novo protótipo para representar o Brasil na Formula SAE Lincoln, que será realizada entre 15 e 18 de junho de 2016, em Nebraska (EUA).

Nas 12 edições da SAE Brasil a FEI venceu oito, sete na categoria Combustão. Depois de três segundos lugares, o ano passado foi a primeira vez que a FEI venceu na categoria Elétrico.

Para desenvolver o protótipo há o envolvimento das quatro engenharias: mecânica, elétrica, de produção e automação e controle. “É uma grande experiência que além de agregar conhecimento prático, você tem uma noção melhor de projeto num todo além do trabalho em equipe”, ressalta Breno.

No final de semana, o protótipo já embarca para os Estados Unidos. Em 4 de junho, será a vez da equipe embarcar. Lá, ela ficará na Universidade de Kansas.

Ao todo, a Fórmula FEI Elétrica possui 28 integrantes. Além dos três pilotos, estavam em Araraquara: Cezar Tadau Miuza, Erik Futigami, Jeferson de Brito Coura, Matheus Soares Eisenmann, João Vitor de Jesus, Rodrigo Z. de Aguilar e Victor Hugo Vasconcelos.

A competição

O Fórmula Elétrico SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que já competem há alguns anos na categoria combustão e têm como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Automotiva entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, focando na nova geração de veículos elétricos (Tecnologia Híbrida deve ser de transição), através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

O Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que começou em 1978, no Texas (Estados Unidos), inicialmente denominada SAE Mini Indy. No Brasil, a primeir competição do Fórmula SAE ocorreu em 2004.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.