HOME / Notícia / Alunos do Vale do Sol conduzirão Tocha Olímpica

Alunos do Vale do Sol conduzirão Tocha Olímpica

27/06/2016
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Divulgação

Concurso de redação do MEC seleciona dois estudantes da escola municipal Emef “Engenheiro Caramuru de Castro Monteiro”

A EMEF) CAIC “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, do Vale do Sol, foi indicada pelo Ministério da Educação (MEC) para contemplar alunos na condução da Tocha Olímpica, que em 18 de julho, passará por Araraquara.

Desde 3 de maio e até 5 de agosto, a Chama Olímpica terá passado por mais de 300 municípios brasileiros, antes da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão disputados entre 5 e 21 de agosto na cidade do Rio de Janeiro.

Em concurso interno de redações, os alunos do CAIC do Vale do Sol, Cristhian Henrique da Silva e Gabrielle Lara de Mendonça, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental, foram selecionados para participar do revezamento da Tocha em Araraquara. Na suplência ficou a estudante Laura Rodrigues de Oliveira.

Para a escolha, o MEC utilizou como critério as notas obtidas pela escola desde 2007 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep).

“Considerando o que representa a Chama Olímpica e o papel da Educação na construção de valores éticos, o governo federal possibilitou a participação dos estudantes das escolas públicas brasileiras no revezamento da Tocha”, explica, em nota, o comitê organizador dos Jogos.

“É com grande satisfação que informamos que a Emef ‘Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro’ foi escolhida pelo Ministério da Educação para ser representada no evento, em razão do esforço de melhoria da qualidade da Educação no município de Araraquara, comprovada pelos indicadores educacionais do Inep”, confirma a nota.

Selecionados

Para a escola ser representada no evento, foi necessário realizar um concurso de redação com o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Os alunos autores das duas melhores redações são premiados com a participação na condução da Chama Olímpica no trajeto de revezamento pela cidade de Araraquara.

As redações vencedoras do CAIC foram “A Construção da Paz”, de Cristhian Henrique da Silva, e “Construção da Paz nas Olimpíadas”, de Gabrielle Lara de Mendonça, e a aluna Laura Rodrigues de Oliveira é suplente.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, a unidade foi merecedora da conquista. “Estamos muito felizes em ter uma escola municipal contemplada para este evento, primeiramente porque reafirma o compromisso com a qualidade da Educação, o que nos enche de orgulho”, afirmou a secretária.

“Além disso, o evento dará aos estudantes a oportunidade de participar de um momento histórico para o Brasil, que é conduzir o maior símbolo dos Jogos Olímpicos, e esta experiência única será marcante na vida do Cristhian e da Gabrielle”, ressaltou a secretária. 

A Tocha Olímpica vai viajar por todo o Brasil, em 90 dias de revezamento, passando por 329 cidades, incluindo Araraquara. 

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.