HOME / Notícia / Aniversário da cidade terá Banda Sinfônica do Estado

Aniversário da cidade terá Banda Sinfônica do Estado

20/08/2015
Araraquara / SP
Jonas Bezerra

Com 82 músicos, a Banda é destaque no dia do aniversário da cidade

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é o destaque da programação cultural de 22 de agosto, dia em que a cidade de Araraquara comemora seus  198 anos (veja vídeo em homenagem à cidade, autoria de Antônio Carlos Rodrigues dos Santos).

Em único concerto no Teatro Municipal, às 20 horas, a Sinfônica do Estado – com regência Marcos Sadao Shirakawa - conta com uma formação musical na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos. A entrada é gratuita, sendo o início da retirada de ingressos às 13h do dia da apresentação, na bilheteria do Teatro (válido para duas pessoas).

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é formada por 82 músicos, dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos. Seu principal papel é a divulgação e criação de repertório original, produzindo concertos sinfônicos e populares.

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997.

A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares durante todo o ano. Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e de estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental diferenciada.

Em comemoração aos 25 anos completados em 2014, a Banda Sinfônica lançou dois CDs - Maxixe Urbano e Sinfonia Latina.

Marcos Sadao Shirakawa é o atual diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O Instituto Pensarte é a organização social de cultura responsável pela gestão administrativa da Banda desde 2012.

Programa:

Compositor / Obra

Alfred Reed (1921-2005)/ “A Festive Overture”

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Arr. Dan Godfrey/  “Sinfonia nº5” (I - Allegro con brio)

Frigyes Hidas (1928-2007)/ “Tutti-Frutti”

Satoshi Yagisawa (1975)/ “Moses and Ramses”

Edu Lobo (1943) e Chico Buarque de Holanda (1944) - Arr. Julio Cesar de Figueiredo/ “O Grande Circo Místico” (Abertura, Beatriz, Meu Namorado, O Tatuador)

Hudson Nogueira (1968)/ “Homenagem à Pixinguinha”

José Ursicino da Silva “Duda” (1935)/ “Banda Sinfônica 25 anos”

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.