HOME / Notícia / Araraquara realiza vacinação contra a gripe

Araraquara realiza vacinação contra a gripe

28/04/2016
Araraquara / SP
Jonas Bezerra

Campanha que começa neste sábado (30) terá todos os postos de saúde abertos e mais três postos volantes na cidade. Município também terá ação de diagnóstico precoce do câncer bucal

A partir deste sábado (30) começa em Araraquara a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2016. Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas, além do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), das 8h às 16h30. A Campanha seguirá até o dia 20 de maio. 

A Vigilância Epidemiológica também montará mais três postos volantes na cidade. O primeiro funcionará no Shopping Jaraguá, local com grande circulação de pessoas, que funcionará das 11h às 17h. Outro ponto de vacinação funcionará na Casa da Sopa, localizada no bairro Águas do Paiol e distribuirá as vacinas das 8h às 16h30. E o posto volante do Parque Infantil funcionará das 8h às 16h30.

Primeira etapa

A primeira fase da vacinação que começa neste sábado será destinada exclusivamente para idosos; crianças, entre seis meses e cinco anos de idade; gestantes; puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacinação em pessoas com doenças crônicas acontecerá a partir do dia 9 de maio. A divisão dos grupos prioritários segue determinação do Governo Estadual.

Estão aptas a receberem a vacina em Araraquara 49.138 pessoas, sendo 11.343 crianças, 5.584 trabalhadores da saúde, 2.195 gestantes, 361 puérperas e 29.655 idosos acima de 60 anos. A meta é atingir 80% do público-alvo, ou seja, 39.310 pessoas.

Câncer Bucal

Paralela à Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará, a partir de sábado (30), a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. A ação é voltada para pessoas com mais de 60 anos de idade e será realizada nos gabinetes odontológicos de 25 unidades básicas de saúde.

Os dentistas que participarão da Campanha passaram por atualização sobre formas de prevenção à doença.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente quando o prognóstico se torna desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos. O câncer de boca diagnosticado no estágio inicial pode ser curável.

Unidades de Saúde Bucal

CMS Cecap

CMS Jd América

CMS Iguatemi

CMS Melhado

CMS Santa Angelina

CMS Selmi Dei I

CMS Selmi Dei IV

CMS Vila Xavier

CMS Yolanda Ópice

USF Altos Pinheiros

USF Bela Vista

USF Biagioni

USF Bueno de Andrada

USF Cruzeiro do sul

USF Jd Brasil

USF Hortênsias

USF Iedda

USF Maria Luiza

USF Marivan

USF Jardim Pinheiros

USF Laranjeiras

USF Pq São Paulo

USF Santa Lúcia

USF Santana

USF Vale do Sol

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.