HOME / Notícia / Araraquarense Elton Pedro lidera Copa São Paulo de Ciclismo

Araraquarense Elton Pedro lidera Copa São Paulo de Ciclismo

09/09/2015
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Arquivo CSPC/FPC.

A atleta vem de uma família voltada ao ciclismo. Filho de Elvércio Pedro e irmão de Elivelton Pedro

Ele tem 29 anos e vem de uma família tradicional de ciclistas de Araraquara. Elton Pedro (Avulso/SP) é o atual líder da Copa São Paulo de Ciclismo na categoria Elite Masculino, principal campeonato de ciclismo por etapas do país, que teve a sua 7ª Etapa disputada no último domingo na cidade de Sertãozinho (GP Alessandro Coppe de Ciclismo), e vencida justamente pelo seu irmão e sua referência, Elivelton Pedro (Unimed/Ibitinga-SP), prestes a completar 40 anos de idade em novembro.

A etapa teve o seu pódio preenchido por quase todos os ciclistas, naturais de Araraquara, mas que assim como Elton, também não competem representando o município. Com grandes chances de conquistar o seu primeiro grande título na carreira, Elton Pedro já foi também uma referência para outro grande campeão do ciclismo de Araraquara: o amigo e paraciclista Lauro Chaman, que representa a equipe Memorial de Santos-SP que, recentemente, voltou dos Jogos Paramericanos de Toronto, no Canadá, com duas medalhas de ouro e uma de prata na bagagem.

Para competir na categoria Elite, em que muitos atletas são profissionais do esporte e muitos deles de seleção nacional, a dedicação e o empenho tem que ser quase que integrais. Porém, o que mais chama a atenção é o fato de Elton ter que dividir seu tempo entre o trabalho o dia todo em sua loja de bicicletas, e poder se dedicar aos treinamentos durante a noite, e aos finais de semana, com treinos de maior quilometragem, quando não há competição, o que torna o feito de Elton ainda mais admirável.

Após sete etapas disputadas da edição 2015 da Copa São Paulo de Ciclismo, ele soma 54 pontos, uma ampla vantagem de 20 pontos para o segundo colocado, o também araraquarense Ivan Jorge de Moura (equipe Unimed/Ibitinga), terceiro colocado na etapa de Sertãozinho. Faltando 5 etapas para o fim do campeonato, Elton tem enormes chances de se sagrar o campeão, haja visto a sua regularidade e rendimento até o momento, onde obteve um lugar no pódio em seis das sete etapas realizadas até agora, e em três delas, sendo vice-campeão.

Para o ex-técnico e coordenador do ciclismo de Araraquara, Alessandro Giannini, diretor da Copa São Paulo de Ciclismo, “é uma satisfação muito grande poder ver meus ex-atletas até hoje preenchendo o pódio na principal categoria da Copa São Paulo de Ciclismo”, comenta o diretor.

Gianinni relembra que “quando comecei a competir como Juvenil, aos 16 anos, juntamente com o Elivelton Pedro, lembro-me do Elton pequenino, assistindo as corridas em Araraquara, muitas vezes debaixo de chuva, torcendo pelo seu pai e pelo seu irmão. Posso dizer que ví esse garoto crescer, literalmente”.

Ciclismo em família

Elton Pedro é irmão mais novo de um dos maiores ciclistas do país, o araraquarense Elivelton Pedro: campeão Panamericano de ciclismo modalidade contrarrelógio, categoria Sub-23 em 1998, campeonato esse disputado no Brasil, vice-campeão da tradicional Prova Ciclística “9 de Julho”, vice-campeão de uma das etapas da Vuelta de Mendoza, na Argentina e campeão de montanha da Prova Petrobrás do Descobrimento na Bahia, todas no ano de 1999 além de diversos outros títulos paulistas e nacionais, na época de ouro recente do ciclismo de Araraquara.

Incentivado por tanto sucesso na carreira do irmão, e também do pai, Elvércio Pedro, falecido em 2000 e um ciclista de destaque na categoria Master, Elton Pedro começava a dar suas primeiras pedaladas em competições por Araraquara nas categorias de base, coordenado pelo técnico Alessandro Giannini na época, que hoje é o próprio diretor da Copa São Paulo de Ciclismo.

Com tanta referência de peso no esporte, seria uma questão de tempo para que o atleta atingisse esse que pode estar sendo o melhor momento de sua carreira, levando-se em consideração, principalmente, as circunstâncias.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.