HOME / Notícia /

Blatter renuncia! Fifa terá novas eleições

02/06/2015
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Reprodução/internet

O presidente da Fifa renuncia após quatro dias de ser reeleito. Sem apoio do “mundo do futebol” devido às denúncias de corrupção, novas eleições devem acontecer entre dezembro e março próximo.

Surpresa! Foi assim que ficou a mídia mundial com o comunicado de Joseph Blatter, presidente da Fifa, que renunciou ao cargo nesta terça-feira (2). Comandando a entidade desde 1998, quando assumiu o cargo deixado pelo seu mentor, João Havellange, ele convocou novas eleições da entidade e seguirá no cargo até elas serem realizadas.

Em seu pronunciamento hoje, em Zurique, Blatter disse: “Tenho o mandato, mas não sinto que esse mandato seja de todo o mundo do futebol, de torcedores, jogadores, clubes, das pessoas que vivem, respiram, amam futebol tanto quanto nós na Fifa. Por isso, decidi entregar meu cargo a um congresso de um comitê extraordinário. Continuarei exercendo minhas funções como presidente da Fifa até lá”.

Domenico Scala coordenará o processo da nova eleição da Fifa junto do Comitê de Auditoria da entidade.

Relembre!

Na semana passada, sete dirigentes da entidade, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos em Zurique, suspeitos de participar de um esquema de corrupção. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que Blatter é um dos investigados, mas que não houve indícios contra ele. Michel Platini, presidente da Uefa, vinha pedindo a renúncia de Blatter.

Logo depois do anúncio do presidente, o Comitê de Ética da entidade divulgou um comunidade afirmando que seguirá nas suas funções e que tratará a lisura do órgão, seja quem for o próximo presidente, como prioridade máxima.

Quem é Joseph Blatter

Joseph Blatter, 79 anos, nasceu em 10 de março de 1936 na pequena cidade de Visp, na Suíça. A entrada no órgão que comanda o futebol mundial aconteceu em 1975. Foi primeiro diretor técnico e depois secretário-geral da entidade. Em 1998, assumiu como presidente. Foi reeleito em 2002, 2007, 2011 e 2015.

 

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.