HOME / Notícia / Ex-aluno da Uniara recebe prêmio de site esportivo

Ex-aluno da Uniara recebe prêmio de site esportivo

16/12/2015
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Divulgação/Camila Ribeiro

Rafael Zocco de Camargo fez uma postagem sobre o ex-jogador de futebol Amaral

O ex-estudante do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Rafael Zocco de Camargo, recebeu o prêmio de terceiro lugar, na categoria “Colaborador com post mais criativo”, do “1º Prêmio Torcedores.com de Jornalismo Colaborativo”, promovido pelo site Torcedores.com. Ele concorreu com a postagem “20 provas de que o Amaral será ‘O cara’ em A Fazenda”, que pode ser lida no link http://goo.gl/bENlM9. O evento foi realizado no dia 9 de dezembro, no Museu do Futebol, em São Paulo.

“É algo que eu realmente não esperava. Nem esperava ser indicado, inclusive. Foi muito animador e compensou cada matéria que escrevi para o site. Foi uma honra estar em um ambiente onde você virava para o lado e via Luís Ceará, meu ídolo de infância, entrar ao lado de ninguém menos que Mauro Beting e olhar na fileira de baixo de onde você estava sentado para Luiz Adhemar, presidente da ACEESP e comentarista do SporTV, e Luis Simon, do Blog do Menon, do UOL. Ali só tinha feras e são pessoas que inspiram você a escrever. E Luís Ceará anunciando o seu nome no palco, em um cenário como é o Pacaembu, local da cerimônia, foi como a entrega de um Oscar”, emociona-se Zocco.

Ele, que se formou em 2013 na Uniara e há quatro meses colabora com o site, conta que a premiação foi direcionada a pessoas cadastradas no site e que colaboram com as mais diversas notícias no meio esportivo. “Para se ter uma ideia, são mais de 2.500 usuários cadastrados no portal. Para participar, era preciso se inscrever em uma das categorias com apenas uma matéria feita por você para concorrer ao prêmio. Entre quinze colaboradores, fiquei entre os três selecionados”, comenta.

A inspiração para a postagem “20 provas de que o Amaral será ‘O cara’ em A Fazenda” surgiu quando o ex-aluno de Jornalismo usava o Twitter. “Vi alguns ‘tweets’ com menções do programa da Xuxa em relação à atração ‘A Fazenda’. Alguns usuários que sigo comentaram sobre a presença do ex-jogador Amaral. Eu sabia que ele participaria do reality. Por curiosidade, filtrei a pesquisa no Twitter com a palavra 'Amaral'. Eu já queria fazer a matéria naquela noite, mas achei melhor deixar para o dia seguinte, para ver quais comentários poderiam vir. Ainda bem que esperei. Então usei a criatividade com uma pitadinha do (site de notícias) ‘BuzzFeed’”, relembra.

Zocco deixa uma dica, não apenas para quem quer ser jornalista, principalmente na área esportiva, mas para quem gosta de escrever: “isso é um bom exercício e aprimora o seu conhecimento. Até incentivo a vocês procurarem, não só o Torcedores.com, mas outros sites de jornalismo colaborativo. O reconhecimento pelo esforço que você faz nas matérias vem rapidamente e é recompensador. Por exemplo, entrevistei um torcedor irlandês que torce para a Chapecoense, algo muito surreal. Rendeu matéria e fui parar no Facebook do time de futebol. Fiquei encantado e ainda mais motivado para escrever matérias. Isso abre muitas portas para o profissional do jornalismo”, finaliza ele, agradecendo a Barbara Scarelli “por tirar alguns ‘prints’” a ao próprio Amaral.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o site Torcedores.com estão no www.torcedores.com.

 

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.