HOME / Notícia /

Livro desvenda a história do futebol amador da cidade

07/06/2016
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Jonas Bezerra

Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, no SESC/Araraquara acontecerá o lançamento do Volume 01 do livro “Os Grandes Clubes de Nossa Terra”, intitulado “Lembranças Com o Pé No Chão”, publicado pela Marzo Comunicação.

Com histórias e fotos de 21 clubes amadores da cidade – além dos tradicionais Atlas e Colorado –, o projeto literário é resultado de reportagens publicadas ao longo de três anos na Revista Comércio, Indústria e Agronegócio, pelos jornalistas Ivan Roberto Peroni e Rafael Zocco - com apoio do publicitário Humberto Perez.

Um trabalho inédito que resgata a história do futebol na cidade nas últimas seis décadas. “Além de sua importância à memória do esporte local, o livro traz história e detalhes dos times amadores e de grandes jogadores que marcaram épocas, gerações”, ressalta Ivan Roberto Peroni.

Entre os nomes mencionados estão os de Dudu, Maurinho Januário, Dorival Júnior, Careca, Pio, Tom Mix, Servilho, Oliveira (pai do Careca), Toninho, Faustino. Mais recentemente, Leandro Donizete e Rafael Marques dentre tantos outros”, relembra Peroni.

Peroni relembra ainda que uma equipe do ACCO chegou a ter cinco irmãos jogando juntos. “São muitas histórias, passagens que resgatam o futebol apaixonado, as “peladas” nos campos de chão batido. Um curiosidade foi que numa determinada época o time do ACCO chegou a ter cinco irmãos jogando juntos: Tonhão, Mário, Bial, Torero e Ibaté”.

Dentre outras histórias, não poderia faltar a da Ferroviária. Em 1931, na gestão do prefeito Plínio Carvalho, surge a Associação Atlética Ferroviária (AAF) que, assim como o Paulista de Jundiaí, pertencia à Estrada de Ferro Araraquara (EFA). Em 1950, através do engenheiro Antônio Tavares Pereira Lima, surge a Associação Ferroviária de Esportes, dissidente da AAF - que passou a se chamar Associação Atlética Araraquara.

Para o jornalista Rafael Zocco, coautor do livro, a maior dificuldade do projeto foi apesquisa e a coleta de dados. “Conseguir essas informações não foram fáceis, principalmente em fontes que traziam toda a história do futebol amador da cidade. Perdermos muitas informações que poderiam ser relevantes ao projeto na Liga”. Eles se refere à LAF (Liga Araraquarense de Futebol) que perdeu grande parte de seus documentos em decorrência de um incêndio ocorrido há mais de 15 anos.

Paralelo ao lançamento do livro, estará acontecendo uma exposição com história, fotos e coleção de camisas retrôs – reproduzida pela Programa/Portal Esporte & Lazer – dos times relatados no livro: Andaray, Gracianauto, Palmeiras, Benfica, Estrela, Flamengo, Santana, Paulista, União Skina, Grêmio da Polícia Militar, Usina Tamoio, ACCO, Itamaraty, Academia São Geraldo, Portuguesa, IV Centenário, Atlética, Colorado, Atlas, ADA, Bangu, DER e Ferroviária.

Com certeza, será a mais histórica exposição esportiva de todos os tempos que retrata os anos dourados do futebol amador de Araraquara. Vale à pena conferir!

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.