HOME / Notícia / Regulamento do Campeonato Interno de Salto 2015

Regulamento do Campeonato Interno de Salto 2015

01/03/2015
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
  1. O campeonato será realizado em seis etapas.
  2. A categoria em que o concorrente irá disputar o Ranking será da escolha do concorrente; o mesmo poderá mudar de categoria durante o campeonato desde que seja para categoria superior.
  3. A participação será aberta a todos os concorrentes da Sociedade Hípica Araraquara e aos convidados especiais da Diretoria, que poderão concorrer ao Ranking.
  4. Cada conjunto poderá fazer duas passagens, pontuando apenas o melhor resultado (desde que inscrito antes do início da prova), servindo o outro resultado apenas para determinar o número de concorrentes da prova, que determinará a pontuação olímpica.
  5. Os conjuntos serão pontuados em cada etapa, obtendo sua classificação pela soma final dos pontos. O critério de pontuação será:

5.1 para o 1º lugar o número de concorrentes mais um; para o 2º lugar o número de concorrentes menos um e assim por diante (contagem olímpica);

5.2 no final do campeonato os concorrentes receberão um ponto a mais por etapa que tenha participado independente da classificação;

5.3 no caso de empate no final do campeonato vence quem participar do maior número de etapas como primeiro critério e como segundo maior número de vitórias nas etapas.

  1. Nos empates, as pontuações serão somadas, divididas e atribuídas aos empatados.
  2. O concorrente poderá participar no ranking em uma só categoria. Exceção cavalos em treinamento.
  3. O concorrente poderá, na mesma etapa, participar de várias categorias, mas será pontuado no Ranking em uma só categoria.
  4. O uso do uniforme será obrigatório, sendo ele: Culote com cinto, bota de cano alto, camiseta (para dentro do culote) com gola, e capacete.
  5. Categorias:

10.1 Fundamental:

- Percurso: com velocidade de 250 m/min, prova de tempo ideal com faixa de tempo. Distância do percurso aberta.

- Iniciante – 40 cm x 50 cm: com velocidade de 300 m/min, prova de tempo ideal com faixa de tempo. Distância do percurso aberta;

- Preliminar – 60 cm x 80 cm: com velocidade de 325 m/min, prova de tempo ideal com faixa de tempo. Distância do percurso aberta;

- Intermediária – 80 cm x 100 cm: com velocidade de 350 m/min, prova de tempo ideal com faixa de tempo. Distância do percurso aberta.

10.2 Avançada:

- 90 cm x 1.10 m, velocidade de 350 m/min;

- 1.00 m x 1.30 m, velocidade de 350m/min. Prova com tempo concedido;

- 1.10 m x 1.40 m, velocidade de 350m/min. Prova com tempo concedido;

- 1.20 m x 1.50 m, velocidade de 350m/min. Prova com tempo concedido.

  1. As provas até a categoria Avançada 1m serão com tempo ideal, calculado de acordo com as normas da F.P.H – Federação Paulista de Hipismo.
  2. O critério de classificação será por aproximação ao tempo ideal: aproximações iguais, para cima ou para baixo, terão a mesma classificação.
  3. O tempo ideal é obtido multiplicando-se o tempo concedido (baseado na divisão entre a distância do percurso pela velocidade da categoria, tudo multiplicado por 60) pelo fator 0.95. As decimais obtidas até 0.49 devem ser arredondadas para baixo e as decimais iguais ou acima de 0.50 devem ser arredondadas para cima.
  4. Além disso, os competidores devem ter seus tempos dentro da faixa de tempo para não serem penalizados. Entende-se por faixa de tempo o intervalo compreendido entre o limite superior (igual ao tempo concedido) e o limite inferior (igual ao limite superior menos duas vezes a diferença entre este e o tempo ideal).
  5. O tempo ideal, limite superior serão divulgados no início das provas.
  6. A cada 4 segundos excedidos à faixa de tempo, será descontado 1(um) ponto do conjunto.
  7. Ajudas externas são proibidas, podendo levar a desclassificação do conjunto, salvo percurso em “X”.
  8. Serão pontuados os concorrentes, independente de conjunto, servindo o melhor resultado do concorrente para a classificação no Ranking.
  9. Para uma mesma prova, o concorrente poderá participar e ser premiado em mais de uma categoria com o mesmo cavalo ou cavalos diferentes, sendo no máximo 2 (duas) categorias por prova, porém será pontuado apenas em uma para o Ranking final.
  10. Para as provas de Equitação Fundamental nas categorias 40 cm e 60 cm, será permitido a um mesmo cavalo dar até 04 passagens com cavaleiros diferentes, somando as duas categorias. Na categoria Percurso haverá limite de 06 passagens para cada cavalo, porém se o mesmo cavalo também fizer provas de 40 cm e 60 cm, deverá obedecer ao limite de 04 passagens.
  11. Nas categorias da equitação fundamental até 60 cm, Cavalos em treinamento concorrem como hours concours.
  12. As provas do campeonato para a categoria Avançada, a partir de 1m, serão decididas na preparação de cada Etapa, com as características:

1ª prova – Ao cronômetro;

2ª prova – Duas fases;

3ª prova – Desempate;

4ª prova – Desempate Imediato;

5ª prova – Ao Cronômetro;

6ª prova – Desempate.

  1. Para as provas com Desempate e Desempate imediato:

- os conjuntos devem realizar suas provas em um tempo menor ou igual ao tempo concedido, de acordo com o item 13 deste regulamento;

- a cada 4 segundo excedidos ao tempo concedido, será descontado um ponto do conjunto;

- poderá haver alteração das características acima, a critério do Desempate de Hipismo, constatando tal alteração do Programa da Prova;

- as provas com modalidade desempate serão acrescidas em 10 cm na altura e na largura;

  1. Cavalos em treinamento:

24.1 - Estes cavalos concorrerão nas categorias 0.80 cm, 0.90 cm e 1.00 m com premiação e Ranking separados;

24.2 - cada cavalo poderá concorrer na prova e no Ranking final somente em 1 (uma) categoria. A classificação será do cavalo, portanto o mesmo cavalo poderá ser montado por cavaleiros diferentes durante o campeonato.

  1. Da Premiação:

25.1 - serão premiados por categoria, da seguinte forma: Percurso – medalha a todos os concorrentes nas provas e troféu a todos no Ranking final, desde que tenham participado de no mínimo, três provas; demais categorias – medalhas aos três primeiros de cada etapa troféu para o campeão e o vice do Ranking final, desde que tenha participado de no mínimo três etapas;

  1. Instrutores poderão participar de provas e pontuação do ranking nas categorias cavalos em treinamento, hours concours e também nas acima de 1 m;

Subsidiariamente a este regulamento, aplicam-se os Regulamentos da FPH para Equitação Fundamental e de Salto da FPH/CBH, os quais estão a disposição para consulta na secretaria da SHA;

Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo Departamento de Hipismo em conjunto com a Diretoria.

Departamento de Hipismo

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.