HOME / Notícia / Supremacia paulista no futebol feminino

Supremacia paulista no futebol feminino

02/01/2016
Araraquara / SP
Jonas Bezerra
Foto: Jonas Bezerra/arquivo

Assim como o futebol masculino, as meninas também trouxeram muitas conquistas para o futebol de São Paulo na temporada 2015. Vice-campeãs da Copa do Brasil, as Guerreiras Grená levaram a Ferroviária à conquista da Libertadores da América. O São José seguiu dominando o Estado de São Paulo e ficou com o bicampeonato estadual. Já o Rio Preto encerrou o jejum de títulos e levantou o troféu do Campeonato Brasileiro.

Libertadores – Disputado na Colômbia, o torneio contou com os campeões nacionais dos dez países filiados à Conmebol, mais o atual campeão São José e o vice-campeão do país mandante. Com uma campanha invicta, a Ferroviária bateu as atuais vencedoras na semifinal e ergueu a taça após superar o Colo-Colo na grande decisão por 3 a 1, levando a inédita taça para Araraquara.

Pela sétima vez na história, a Libertadores da América de futebol feminino foi disputada e, novamente, o futebol paulista mostrou sua soberania. Apenas uma vez (com o Colo-Colo em 2012), algum clube paulista não ergueu a taça. Os outros campeões foram o Santos, em 2009 e 2010 e o São José, em 2011, 2013 e 2014.

Brasileiro – No nacional, o Rio Preto superou grandes rivais ao longo do torneio. Na primeira fase, foi o segundo colocado na chave do Santos. Na segunda etapa, também ficou com a segunda posição, deixando o Tiradentes (PI) na ponta. Já na semifinal, o clube precisou dos pênaltis para superar o Centro Olímpico e chegar na decisão, quando bateu o São José em casa por 1 a 0 e segurou o empate por 1 a 1 fora de casa.

Foi a terceira vez que o torneio foi disputado e a terceira vez que um time paulista foi campeão. Ferroviária, em 2014, e Centro Olímpico em 2013 (em outra final diante do São José) também já tiveram o privilégio de levar a taça dourada.

Paulista – Semifinalista na Libertadores e finalista no Brasileiro, o São José ficou com a taça do Estadual. O time avançou com a segunda melhor campanha no Grupo 02 e superou Ferroviária e Osasco Audax até chegar à grande decisão diante do São Paulo.

Depois de empatar fora de casa na ida, a equipe fez valer a força da torcida e venceu por 6 a 1, mostrando a supremacia do clube do Vale Paraíba.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.