80%
Você está ouvindo: Rádio PWZ

HOME / Matéria / E o "portero" Getúlio?

E o "portero" Getúlio?

28/10/2015
Araraquara / SP
Wilson Silveira Luiz
Foto: Museu do Futebol Araraquara

Na digressão de 1968, pelos gramados da América do Sul e Antilhas, tive a satisfação de ouvir muitas indagações de colegas “periodistas” sobre alguns atletas da Ferroviária.

E entre os citados, o nome do goleiro Getúlio Cruz, era o mais comentado. Para quem não sabe, o inesquecível arqueiro da AFE, XV de Piracicaba, São Paulo, e outros clubes, esteve defendendo a Seleção Olímpica de Futebol do Brasil, em temporada preparatória por aquelas “bandas”.

E deixou por lá, uma fama indescritível. Os colegas falavam da maravilha do futebol do goleiro araraquarense. E como todos sabiam que ele pertencia à Ferroviária, perguntavam sobre o seu paradeiro. Naquele ano, o Getúlio estava jogando pelo XV de Piracicaba.

Nos comentários, principalmente dos colombianos de Barrancabermeja, Bucaramanga, Barranquilla e outras, Getúlio era citado como “um gato” no gol, tal a sua agilidade.

É minha gente, este clube grená de Araraquara tem histórias e mais histórias pra contar.

Ajudou a escrever a história do verdadeiro e clássico futebol brasileiro, daqueles tempos. Hoje em dia, vejam os exemplos das Copas do Mundo e outros torneios interseleções, o futebol pátrio passou a ser mais “burocrático”, em detrimento ás suas verdadeiras origens e entre as quais a inesquecível Academia do Interior, a nossa gloriosa ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES.

Em 2016, a AFE volta ao seu verdadeiro lugar, a Divisão de Elite do futebol paulista

Os tempos são outros. Antigamente, o futebol tinha ponta direita e ponta esquerda.

Mas, tendo como base, a excelente campanha de 2015 e sob o comando do Presidente Carlos Alberto Salmazo, acredito numa boa performance do nosso representante no futebol paulista e brasileiro.

WSL.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.