• | Você está ouvindo: Rádio PWZ

HOME / Notícia / Americano completa 100 anos de história

Americano completa 100 anos de história

10/05/2015
Américo Brasiliense / SP
Jonas Bezerra
Foto: Reprodução/Internet

Sim, o que pouco gente sabe é que o Americano FC, de Américo Brasiliense, é o clube de futebol mais antigo da região. Sem dados documentais, as informações se baseiam no site oficial do Botafogo do Rio de Janeiro. Nele consta que um dos grandes jogadores de futebol de Araraquara, Luiz Bento Palamone (1898-1966) – que dá nome ao Estádio do ACCO, na Vila Xavier – jogou no clube ameriliense em 1916.

Seguindo estas informações, pode-se deduzir que, ao menos, o clube ameriliense já existia em 1915. Veja, a seguir, o texto extraído do site do clube carioca.

“Nascido em Araraquara, Palamone (foto acima) foi zagueiro e iniciou sua carreira no Americano FC, por volta de 1916, transferindo-se para o Mackenzie (SP), a quem esteve vinculado até 1919. Muda-se, então, para o Rio de Janeiro para estudar Medicina. Lá, filia-se ao Botafogo e sua estreia acontece em 20/7/1919. Permanece na equipe carioca até 1924. Neste período integra a Seleção Brasileira disputando doze jogos: cinco vitórias e sete empates”.

Fusão com a Ferroviária - Só para relembrar, a data oficial de fundação do Americano é 5/1/1954. Para entender esta história vamos voltar no tempo. Em agosto de 1953 houve a fusão do clube com a Ferroviária. O motivo desta fusão deve-se à criação da 2ª Divisão pela Federação Paulista de Futebol. Poderiam participar da competição somente os clubes que tinham mais de 10 anos de registro ou que fossem fundadores de suas respectivas Ligas Regionais. Como a Ferrinha havia sido fundada somente 1950, ele não teria direito de disputar a essa divisão.

Com a fusão, a Ferroviária conseguiu disputar a 2ª Divisão do Paulista, pois ela adquiriu todo o patrimônio do clube ameriliense, inclusive a data de registro junto à LAF. Assim sendo, os associados do clube ameriliense passaram a ser sócio-fundadores da Locomotiva. Depois de pouco mais de quatro meses, no início de 1954, a Americano foi “re-fundado”.

Na época, os clubes fundadores da LAF (Liga Araraquarense de Futebol), criada em 1943, foram: ADA (Associação Desportiva de Araraquara), Palmeiras da Vila Xavier, Estrela, Paulista, Internacional, Americano, Benfica, Usina Tamoio, ACCO, Andaraí, ASDER, Santana, São Paulo, Flamengo, Primavera, 7 de Setembro, Congregação Mariana, Grêmio da PM, América, São Geraldo, IV Centenário, Corinthians do São Geraldo, Ipiranga entre outras.

Galeria de Fotos

Comentário(s) - 0

Seja o primeiro a comentar.