Corte federal em Nova York acusa os réus de extorsão, fraude eletrônica e conspiração para lavagem de dinheiro por 20 anos
A agência de notícias Reuters divulgou hoje que a polícia suíça prendeu dirigentes a alta autarquia do futebol mundial, entre elas o ex-presidente da CBF José Maria Marin, como parte de uma investigação criminal sobre a escolha das sedes das próximas duas Copas do Mundo e outros casos de corrupção, provocando uma crise no esporte mais popular do mundo.
Essas denúncias sobre corrupção na escolha de sedes da Copa do Mundo já foram feitas há alguns anos, em edições anteriores. Segundo ainda a agência, pelo menos nove dirigentes do futebol e alguns executivos de marketing esportivo vão enfrentar possível extradição aos Estados Unidos para serem julgados por acusações de corrupção, em casos envolvendo mais de 100 milhões de dólares em subornos.
O suíço Joseph Blatter, chefe da organização multibilionária que governa o futebol mundial, não está entre os presos, mas as autoridades detiveram diversos membros abaixo dele na hierarquia da organização esportiva mais rica e poderosa do mundo.
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, estão entre os presos o ex-presidente da CBF e ex-chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 José Maria Marin, atual membro do comitê organizador do torneio olímpico de futebol da Fifa, e o atual vice-presidente e membro do comitê executivo da Fifa Jeffrey Webb.
As prisões, feitas por policiais à paisana, ocorreram durante a manhã em um hotel de luxo de Zurique, onde autoridades da Fifa estavam hospedadas para a eleição presidencial da entidade desta semana, em que Blatter é esperado para ganhar o quinto mandato.
A preparação das Guerreiras ...
Veja como foi a terceira rodada da 12ª Copa ...
Neste sábado (23), o Quintal do Esporte ...
O futebol feminino da Ferroviária ...
Evento no domingo é destinado aos membros ...